Há algum tempo eu estava procurando um jeito de praticar francês sem ser numa aula chata, cara e cheia de deveres de casa. Ano passado, cheguei a fazer o download de alguns podcasts, mas tudo o que achei era muito be-a-ba. Perdi a paciência e larguei de mão.
Daí esse ano comecei a procurar de novo e achei online um
Meetup Group que se encontra devez em quando pra
parler français, seja na casa de um dos membros do grupo, seja em algum restaurante.
Sábado fui ao meu primeiro encontro. Eu estava morrendo de vergonha, afinal tem bem mais de um ano que não estudo nadica de nada de francês e, se enquanto estava estudando já não estava no meu melhor desempenho, imaginei que agora seria um desastre. Quando fomos a
Montréal em julho não consegui formar muito mais do que frases básicas, apesar de não ter tido dificuldade pra entender o povo falando (até entendi que o guia do tour que fizemos estava sacaneando com que não falava francês... rs.). Além do mais, pelas mensagens no fórum do grupo, todos já se conheciam de outros encontros. Resolvi pegar
La Vie en Rose no Netflix semana passada pra conferir a quantas anda meu vocabulário e já ir sabendo se ia me sentir uma orelhuda. rs.
Mas o pessoal é tão simpático e receptivo, que rapidinho eu perdi a vergonha! Tem gente de todos os níveis de francês e de todas as idades. E o mais legal é que tem 2 francesas legítimas que participam do grupo e umas 3 ou 4 pessoas que são ou foram professores de francês, então rolam altas explicações de porque está errado dizer tal coisa ou como se diz coisa tal. E ainda foi bom perceber que meu francês não está tããão ruim quanto eu pensava. :)