domingo, outubro 04, 2009

Sobrevivendo Ao Despatriamento - como eu faço

Eu me considero ainda uma despatriada principiante e, como disse antes, acho que cada pessoa se adapta de uma maneira diferente, então, o que escrevi aqui é o que funciona pra mim: Anathalia que saiu do Espírito Santo, Brasil e foi para New Jersey, Estados Unidos.

Na minha opinião, um dos maiores erros que um despatriado pode cometer é achar que pra ser feliz no novo país, tudo tem que ser igual a quando ele ainda vivia no Brasil. Não é fácil, mas acho que a partir do momento em que uma pessoa se dispõe a sair de seu país, ela tem que se desprender de certas coisas, abrir a cabeça e se dispor a conhecer coisas novas. Ficar apegado a coisas do Brasil não vai ajudar em nada - a saudade não vai diminuir e o Brasil não vai ficar mais perto.

Tentar reproduzir o Brasil no seu novo país não é, de jeito nenhum, o segredo para um despatriamento feliz. Por isso, ao invés de focar no que está faltando (família, amigos de infância, churrasco de domingo, coxinha, pastel frito, Fantástico, restaurante à quilo, samba, novela, comida da vovó, praia ou o seja lá o que importa pra você), temos que focar no que está à disposição no novo país.

E é isso o que eu faço. Procuro me concentrar nos pontos positivos do meu novo país (que pra mim é uma lista enorme e contém itens até bobos e inesperados como "morar numa cidadezinha fofa igual às de seriado americano" ou "ter uma lareira na sala" ou ainda "estar a 30 minutos de NYC"). De forma alguma esqueço das coisas boas do Brasil ou fecho os olhos pras coisas ruins daqui, mas se fosse me concentrar só nisso ficaria louca com certeza.

Aqui está a lista de outros despatriados contando sobre seu despatriamento.

12 comentários:

  1. Mana, louca nós já somos ahhahahaha

    Obrigada por participar minha linda.

    ResponderExcluir
  2. É verdade querida, como disse a Ciça, loucas já somos e você tem razão quando diz que temos que nos focar em coisas que temos aqui e nos encaixar nelas para podermos ter uma vida razoavelmente normal.
    Só discordo com você quando diz que tentar reproduzir aqui o brazil não é segredo para um bom despatriamento...afinal tirando os amigos de infancia e a familia, o resto que voce citou temos muito aqui nean??? rsrsrsrs. Eu procuro sim me enturmar com brasileiros para curtir um pouco de nossas tradiçoes e assim me sinto um pouco mais feliz, mas garanto que sou muito feliz aqui tambem, afinal, já que estamos na chuva....vamos nos molhar né? kkk
    Em que cidade de New Jersey voce mora? Quem sabe não moramos perto? Eu estou a 45 minutos de NY e quem sabe nao podemos nos conhecer e bater um papinho??? eu adoraria...
    Bjs e lindo domingo pra você.
    Marcia

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a sua observação! Temos que nos permitir conhecer o novo e aceitar de coração aberto!
    Bela participação!
    Também estou participando dessa, mesmo que more no Brasil, mas sou uma 'desnaturalizada'... rsrsrsrs
    Bjs, querida!

    ResponderExcluir
  4. Concordo e assino embaixo, Ana!!

    Ficar ligada com o Brasil, tentando reproduzi-lo no novo país e não vai trazer nada de positivo, só vai fazer a gente sofrer mais sentindo falta do que não pode ter. O melhor jeito é se integrar ao local onde está vivendo e construir, não a mesma vida, mas uma nova vida por ali!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Um pouco de cada, um pouco de tudo, porque é isso que nós somos. Uma salada também tem um bom tempero. Vivamos dia após dia, amando e sendo amadas. bj

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, Ana. Assino embaixo tambem.

    Eu fiquei com preguica de postar...

    ResponderExcluir
  7. ana,

    primeiro: voce não está despatriada. ao contrário! agora é que está no seu país de origem...

    segundo: no mundo em que vivemos, não se é mais despatriado. somos cidadãos do mundo. quando morei no exterior, eu morei "no exterior". era longe, a comunicação era difícil e viajar era uma façanha que poucos conseguiam realizar com frequência. eram cartas e uns raros jornais, quase sempre enviados por familiares, que levavam as notícias. telefonemas eram astronomicamente caros. hoje, a internet, o VoIP, as cameras de video e os magic jacks encurtaram as distâncias e as viagens são bem mais em conta...

    terceiro: o que dizer daqueles que se sentem despatriados no próprio lugar onde nasceram? pessoas que nasceram deslocadas, seja socialmente, seja culturalmente, ou, ainda, mentalmente. pessoas que estariam muito melhor se tivessem nascido em outro país. mas, quis o destino, nasceram no lugar errado, ou nunca tiveram a oportunidade de conhecer o lugar onde deveriam ter nascido. e aquelas que tiveram esta oportunidade e se sentem estranhos quando voltam ao seu lugar de origem. sentir-se estranho em seu próprio país é uma sensação indescritível.

    por tudo isto, o cidadão do mundo é uma pessoa mais feliz, pois sente-se bem onde quer que esteja. seu lugar é qualquer ponto da superfície da terra em que ele possa trabalhar e ganhar honestamente o seu pão.

    portanto, não se sintam despatriados, mas donos dos seus próprios narizes, independentes. se, algum dia, quiserem voltar às origens, voces terão como. só tenham a certeza que terão o porquê. mas saibam de antemão que voltar será um processo penoso, lento e, por vezes, frustrante, pois que voces irão carregar consigo um pedaço da vida que tiveram lá fora. e se sentirão, assim, despatriados outra vez...

    ResponderExcluir
  8. uma coisa que vc falou e que pensei bastante quando estava no canada, é essa mania de querer reproduzir o pais de origem no pais em que se está morando, não sei, mas isso me parece coisa de gueto, sabe? aquelas comunidades fechadas de imigrantes que se recusam as vezes até a aprender a lingua. com moderação tudo bem, mas exagero é melhor a pessoa ficar por aqui mesmo, né?

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do seu post, porque me sinto mais ou menos do mesmo jeito. Nem comida pra mim é um problema porque eu cozinho e acho no supermercado quase tudo de que gosto e faço em casa. De resto, sou meio como o gilrang, sou meio cidadã do mundo, então acho que me encaixo em qualquer lugar, encontro um jeito. Beijo

    ResponderExcluir
  10. Certíssima, tem-se que cortar o cordao umbilical.

    Perfeito.

    Abrcaos

    ResponderExcluir
  11. Aninha amei este post, pequeno e mandou bem no recado, parabéns!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  12. Tem muita coisa boa, ne? O Brasil eh maravilhoso, mesmo com todos os defeitos, mas os outros paises tambem tem muita coisas boas e que devem ser aproveitadas.
    Tem coisa mais gostosa do que um banho de espuma bem quentinho quando a temperatura la fora eh de apenas 1 digito???
    Bjs

    ResponderExcluir