terça-feira, novembro 10, 2009

Desconfiômetro pediu licença

Outro dia a Paty falou sobre pessoas que não são (nem nunca foram) próximas e depois que a gente muda para fora do país entram em contato pra fazer encomendas.

Eu vou falar de pessoas que SÃO próximas, sabem que a gente não está aqui a passeio, que a gente tem horários, compromissos e afazeres, que não passa o dia fazendo compras ou "pesquisa de mercado" e mesmo assim ENCHEM O SACO com essa história de compras e encomendas.

Eu juro que não ligo de comprar uma coisa ou outra pra amigos queridos. Eu não me importo nem um pouco de rodar o mundo atrás de coisas pros meus pais ou meus irmãos ou, ainda, meus primos-irmãos.

Agora, tudo tem limite, né? Algumas pessoas têm uma ENORME dificuldade em entender que nem tudo que elas vêem por aí vai necessariamente estar disponível aqui nos EUA. E te deixam LOUCA com mil emails e telefonemas.

Pior ainda é quando se trata de uma pessoa pra quem você, um dia, já reclamou de algum outro sem-noção. Lógico, você não vai deixar de gostar da pessoa (ou vai. rs!) nem nada do tipo, mas dá uma irritação danada. Acho que limite e bom senso não fazem mal à niguém, nem às pessoas que a gente mais gosta.

Nesses últimos dias, uma pessoa de quem eu gosto infinitamente, está (quase) me tirando do sério.

15 comentários:

  1. Isso acontece comigo e é super chato porque nos deixa sem saída. Se dizemos "não" somos ruins, se dizemos "sim", outros pedidos virão e de outras pessoas. Eu aprendi a dizer "não", mas ainda tem gente que tem a cara de pau de me pedir um monte de coisa. Tenho uma amiga que adoro e praticamente me intimou a ler um presente pra ela. Eu explico que estou sem trabalhar, não é assim pegar o cartão de crédito e sair comprando presente pros outros, mas gente assim não liga, acha que é uma obrigação minha. Até que virei pra ela e falei: "Nao estou trabalhando e quando eu for ao Brasil voce vai ter de se contentar com um forte abraço meu." Ela não gostou, insiste no presente, mas eu faço cara de passagem. Já pensou em conversar diretamente com essa amiga e abrir o jogo com ela?

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que aqui todo mundo acha que tudo é caro... hehehe...

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tive paciência para essas coisas nem para família, quanto mais para amigos! Sinceramente, às vezes, não tenho paciência de procurar pra mim e para os outros então quase impossível!
    Boa sorte!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ai Ana, é difícil, né?
    No meu caso, o custo da mercadoria é de US$1,200 e a pessoa nem cogitou em mandar o dinheiro, achando que eu iria comprar e levar. Ah, e eu não poderia despachar pra não estragar, teria que levar o objeto (pesado) na mão, como se eu não tivesse mais nada pra levar e a cia aérea não tivesse restrições.
    Totalmente sem noção!

    ResponderExcluir
  5. Fala serio! Eu falo assim: "levo, claro. Compra na internet, paga com o SEU dinheiro, e manda entregar na minha casa. Ah, e so levo se puder despachar." GENTE CHATA!!! Eu tambem aprendi a dizer nao. So levo coisas pra familia (que as vezes tambem e um saco) ou pra amigos muito queridos. Se a familia ou os amigos muito queridos nao tiverem como comprar com cartao do Brasil, eu ate compro, mas peco o dinheiro por Paypal antes de eu comprar. Fora isso, digo que a mala ja esta cheia, que nao vai dar, e pronto. Nao tenho paciencia pra gente sem nocao. Um conhecido do meu pai (que eu nunca vi na vida) perguntou pra ele se EU podia levar uma mochila pra ele. Pode? Fala serio ne?

    O caso da Paty e demais. $1,200?

    ResponderExcluir
  6. bah, ZERO paciência com esse tipo de coisa! perco o amigo mas não perco meu tempo hehehehehe. pq fala sério, povo q te deixa nesse tipo de situação boa pessoa não é né????

    ResponderExcluir
  7. Eu acho isso falta de respeito com voce. Eu tb amo dar presentes e coisas parecidas a amigos, mas se eu nao tenho condicoes de comprar algo como encomenda, digo que nao da e pronto. Se a pessoa continuar insistindo, acho que voce tem que ser bem franca e direta com ela e pergunta mesmo na maior cara de pau se ela nao entendeu o recado dado da primeira vez.

    Eu mesma nao teria tempo de ficar saindo por aqui pra fazer compras. E tb se a pessoa nao tiver como me dar o dinheiro antes da compra, eu tb nao teria como comprar, pois pagar qq encomenda com cartao de credito eu nao faria jamais!!!

    Ainda bem que voce sabe dizer nao, coisa que meu pai tb deve aprender, sabe, pois toda vez que vai pro Brasil tem que gastar seu tempo e dinheiro comprando coisas pros outros. Eu ja digo "nao" e pronto. bjos

    ResponderExcluir
  8. Complicado isso, mas graças à Deus nunca sofri disso nao. É um saco gente sem noçao.
    Bjoks

    ResponderExcluir
  9. É diferente quando sabemos que o que a pessoa pede para comprar, é estritamente necessário e que não encontra similar onde ela mora. Quando morei no Canadá, enviava todo mês um colírio para estrabismo para uma amiga, receitado por um médico local, quando ela lá morou também. Infelizmente, ela precisava que alguém fizesse todo o entrave comercial para liberal o remédio e eu sabendo da precisão, não me importava. Mas já neguei muito 'favor'.
    Posso te ensinar um truque? Faz assim: quando alguém te pedir para comprar uma coisa, faz um toma lá dá cá e diga, mais ou menos assim: "Já que o meu tempo é tão curto no Brasil, você poderia comprar pra mim também" e faz uma lista de compras. Eu aposto que da próxima vez, a pessoa pensará duas vezes para pedir. :) Beijus,

    ResponderExcluir
  10. e quando vc tá indo viajar por exterior e a pessoa aparece com a listinha??? fala serio, com só 500 dolares permitidos ainda acham que dá pra trazer alguma coisa pros outros?? faz favor, né?

    ResponderExcluir
  11. Acabei de ler o comentario da Milena e faco as palavras dela as minhas. Todo mundo acha aqui tudo caro e nem pede nada. Eu ate pergunto para minha se ela quer algo especial, mas ela nem arrisca. ahaha
    Bjs
    PS: Reclama de outro sem nocao novamente para ver se ela entende a mensagem. rs

    ResponderExcluir
  12. Mana faz como eu: apresenta a internet pra eles e diga que pode mandar entregar na sua casa e vc leva sem problema nenhum.

    ResponderExcluir
  13. pior quando ainda pedem de presente! Como se todo brasileiro fora do país fosse podre de rico!

    ResponderExcluir
  14. Oiee,
    Primeiramente obrigada pela visitinha lá no blog!
    Sobre seu post,te dou toda razão e nem preciso dizer que isso acontece comigo tb,né? rs
    Gostei muito do seu cantinho,visitarei outras vezes!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Acho que isso é pior para quem mora nos EUA pq as pessoas tendem a achar que TUDO se encontra fácil por aí e TUDO é barato.
    Mas eu não entendo como que as pessoas não sentem vergonha de pedir algo e depois ficar cobrando!! Por mais que seja próxima!
    Eu morro de vergonha só de pensar em pedir alguém para comprar e enviar algo pra mim pq eu sei do trabalho que isso dá.

    beijão

    ResponderExcluir