segunda-feira, setembro 20, 2010

Já dizia a minha avó

Não é nehuma novidade que cozinhar não é bem a minha praia. Mas depois de 2 anos e alguns meses nos EUA, quanta diferença nos meus dotes culinários! Não que eu tenha me tornado uma eximia cozinheira ou que faça pratos dignos de chefs do Le Cordon Bleu, mas dá pro gasto e acho que de fome eu já não morro!

O negócio é que comer em restaurante (até mesmo no seu favorito!) é bom, mas cansa (sem dizer que engorda, mas isso é assunto pra outra hora), e depois de uns meses eu vi que não tinha saída a não ser pelo menos tentar fazer umas comidinhas em casa de vez em quando. E então eu comecei com umas receitinhas bem básicas (escolhendo receitas com no máximo 4 ingredientes hahaha) e hoje já até me arrisco numas coisinhas mais complicadas (complicadas pra mim, veja bem, não pro Jamie Oliver ou pro Claude Troigros).

Não vou mentir: tem tem dias que a comida fica horrível ou sem gosto (e a gente come mesmo assim, né, afinal deu um trabalhão pra fazer!), mas nada que a prática (ou o ajuste do seu paladar, sei lá) não resolva. Dizer que eu gosto de cozinhar seria um exagero, mas já não é um suplício como era no começo. Tem dias que estou até animada pra tentar alguma receita que me deu água na boca e tem dias que estou morrendo de preguiça e prefiro pedir uma pizza gigante de pepperoni com queijo extra.

Não tenho a capacidade de fazer uma comida sem uma receitinha-amiga ao meu lado. Inventar não é comigo. Compras de supermercado só depois de decidir o cardápio da semana (o que às vezes é um saco porque nem sempre tô afim de comer na quarta o que tinha planejado no domingo, mas...).

Mas tudo isso pra dizer que eu fiz molho de tomate pela primeira vez na vida usando essa receita aqui. Segui as instruções direitinho e ficou super gostoso. E eu que achava que fazer molho era o supra sumo da sabedoria culinária... A verdade é que, já dizia a minha avó, a necessidade faz o sapo pular.

8 comentários:

  1. Ana, posso assinar embaixo desse post?! hahaha!

    Olha eu até gostaria de aprender a cozinhar mais, mas não é qualquer hora que eu estou afim (tipo na hora que a minha mãe tá fazendo alguma coisa e me chama pra ver :P), mas de uns meses para cá comecei a me ariscar na cozinha e tb aprendi a fazer molho de tomate (coisa que eu tb achei que se vem pronta é pq fazer em casa deve dá um trabalhão).

    Aqui ainda não deu pra me aventurar, pq o homestay cozinha tudo ou compra todo (aja fast food!) e eu tenho que ir contornando nas coisas que eu não gosto, mas estou doida para poder sair daqui e fazer eu mesmo (nem que seja sanduiche) a minha comida menos gordurosa.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu sou igual, mas ate hoje nao gosto de cozinhar, apesar de ter aprendido meio que sozinha. O mesmo aconteceu com minha mae, pois quando moravamos no Brasil, tinhamos cozinheiras, aqui a estoria eh outra.

    Eu faco coisas gostosas, mas nao complicadas. E se for pra fazer algo como lasagna, por exemplo, sabe aquela congelada do Stouffers? hahaha. Nem morta eu perco tempo fazendo uma from scratch. Nao eh mesmo a minha praia. Se nao precisasse comer, nao pisaria na cozinha.

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu aprendi a cozinhar depois que mudei para s EUA, porque meu marido nao cozinha nada e tinha o habito de comer fora todos os dias, mas como eu odeio a comida americana e nao como fast food jamais, tive de aprender a fazer minha propria comida. Eu tambem ainda preciso de receita, faço compras no supermercado 1 vez por semana mas nao tenho um cardapio estabelecido para a semana. Hoje nao faço a minima ideia do que vou fazer para o jantar de amanha. Mas como geralmente compramos e comemos as mesmas coisas, vou intercalando no decorrer da semana. Nao gosto da ideia do cardapio antecipado porque eu nao sei se na quarta-feira vou querer comer couve e carne de panela, entende? Entao prefiro nao fazer assim. Nao invento muito, ate porque, nao saberia nem gosto. No ponto que eu to, nao da pra ser criativa, entao cozinho sempre as mesmas coisas, do mesmo jeito. rs. Podem se passar 10 anos e eu ainda nao vou gostar de cozinhar. Mas gosto do fato de que preparo uma comida quase sempre saudavel e mais gostosa... ohohoho... do que a que a gente come por ai. Afe, escrevi um jornal.

    ResponderExcluir
  4. Amiga tbm não sou uma expert na cozinha, mas faça meus pratinhos :) Ando meio preguiçosa, pois agora tenho uma pessoa na minha casa que faz as comidas e deixa tudo pronto, mas confesso que tem dias que gostaria de comer tudo bem fresquinho, mas o cansaço pós trabalho não permite e como o q tem ;)
    Estava com saudades de vc, como estão as coisas?
    Bjokas

    ResponderExcluir
  5. Xi, acho então que tenho sorte! Cozinhar é terapêutico pra mim! Adoro inventar e geralmente decido o cardápio ao abrir a geladeira e ver o que tem dentro disponível. As leftovers aqui em casa viram um novo prato! rs!Poucas vezes eu sigo receitas ao pé da letra, sempre dou o meu toque e funciona! Mas nunca fui assim não... quando sai da casa dos meus pais há muitos anos atrás, eu fui aprendendo a cozinhar via Embratel. Minha mãe me ensinou a fazer arroz, feijão, etc por telefone... haha A gente ri até hoje dessa história! E a necessidade foi apertando e eu fui aprimorando. Boa sorte pra vc!!! =)

    ResponderExcluir
  6. Molho de tomate fresquinho eh tao bom...eu adoro cozinhar, uma sorte, porque nao gosto de comida congelada, e enjoo de comida de fora tambem, ainda mais que onde moro tem pouquissimos lugares pra comer.

    ResponderExcluir
  7. Vixi, sou igualzinhza. hahaha
    Faco das tuas palavras as minhas, e viva as receitinhas da internet
    Beijao

    ResponderExcluir
  8. Eu nao gostava de cozinhar nao, mas hoje em dia eu gosto, me relaxa, rs. Nao ando cozinhando muito por pura preguica, chego em casa, ateh tomar conta da Victoria, coloca-la pra dormir, jah era, rs.

    bjao

    ResponderExcluir