domingo, julho 10, 2011

Bolo de banana muito fácil

Não sei se já comentei aqui o quanto detesto fazer compras de supermercado. Mentira, já comentei aqui sim, mas não canso de repetir: DETESTO fazer compras de supermercadoooo! Então que me recuso a fazer compras sozinha, afinal de contas, a outra metade da casa (mais conhecida como Nelson) também vai comer, né? Pois então, que a outra metade da casa é um pouco exagerada na hora de fazer as compras, e é sempre a tal metade que pega as frutas. E é sempre essa metade aqui (mais conhecida como eu) que tem que se virar com as bananas que estão começando a estragar porque ninguém dá conta de comer duzentas mil bananas em uma semana... Daí, semana passada ou retrasada, já não me lembro, quando as bananas começaram a ficar muito maduras, me lembrei dessa receita aqui e resolvi tentar. Eu não sou uma pessoa muito esperta no quesito bolo, mas sou insistente. Rs. O bolo deu super certo e é tão fácil de fazer que eu achei que estava esquecendo de seguir alguma parte da receita. Pois então hoje, quando vi as duas pobres bananinhas começando a ficar maduras além da conta na fruteira, não pestanejei: fiz o bolo de novo. E ó, não foi sorte de "principiante" não, o bolo deu certo de novo e ficou uma delícia!

Então, pra quem ficou interessado, mas tá com preguiça de ir lá no link ver a receita, aqui vai:

Bolo de Banana e Chocolate (do blog Quiche de Macaxeira)

125 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento
65 g de manteiga sem sal derretida
125 g de açúcar
2 bananas prata maduras amassadas
1 ovo ligeiramente batido
1/2 colher (chá) de baunilha
90 g de chocolate picado ou gotas de chocolate

Numa tigela grande, peneire a farinha de trigo e o fermento. Junte o chocolate, misture um pouco e reserve. Noutra tigela, misture o açúcar, a banana, o ovo, a baunilha e a manteiga já derretida. Despeje sobre o trigo reservado e junte tudo grosseiramente, apenas para que fique misturado. Leve ao forno preaquecido (180°) numa fôrma de 10cmx20cm (forma inglês pequena) por cerca de 40 minutos, ou até que fique bem dourado e passe no teste do palito. Deixe esfriar por 5 minutos na forma para então desenformar e esfriar sobre grade.

4 comentários:

  1. PArece ate que voce adivinhou. Tambem tenho esse problema com as bananas, e olha que nem compro muitas, elas e que amadurecem rapido demais (eu compro verde). Dia desses joguei duas fora porque nao tinha nenhuma receita e estava com preguica de procurar uma facil. Vou fazer essa!

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa sempre acontece isso amiga, então vou imprimir essa receita pq odeio ver comida estragar :)
    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Nossa Ana, obrigada por compartilhar. Acabei de ver a foto no link e nossa, que cara otima desse bolo! Aqui em casa somos todos loucos por sobremesas de banana. Banana pudim, bananca cake, banana pancakes, e tudo o mais. Com certeza vou tentar. Vai demorar um pouquinho porque to com a lista grande, mas vou colocar jah na lista dos que quero experimentar.
    Obrigada.

    Te aviso como ficou quando fizer.

    :)

    ResponderExcluir