domingo, abril 12, 2009

Tenho que fazer uma confissão da qual me envergonho um pouco: me rendi à máquina de lavar louça. Resisti bastante, um pouco porque morro de dó do tanto de água e energia que a máquina gasta, outro pouco por culpa da minha mãe - ela sempre foi contra, vivia dizendo que máquina de lavar não lava direito. O resultado é que eu tenho um certo nojinho de louça lavada na máquina e, quando vou usar o que foi lavado à maquina, fico com o pé atrás. No apartamento antigo não tinha máquina, então eu nem ligava de lavar tudo "no braço". Mas aqui tem. E enquanto eu fico lá, de pé, com a bucha e o detergente, lavando prato por prato, copo por copo, talher por talher, toda vez que Nelson fala que vai "lavar a louça", ele enfia tudo na máquina e pronto. A gente até tenta sempre lavar o que acabou de usar e não deixar acumular. Mesmo porque acho péssimo aquelas pias com pilhas e mais pilhas de louça (outra herança da minha mãe...). Quase sempre isso dá certo, mas às vezes acaba acumulando, pois ninguém é de ferro. Então agora, nos dias que a preguiça fala mais alto, eu tento go green e seguir algumas dicas pra fazer todo o processo ser o menos ecológicamente incorreto possível.

16 comentários:

  1. Eu amo minha maquinha de lavar louca, mas tambem so uso pra prato, copo, talher e essas coisas. Eu tambem espero a maquina ficar bem cheia pra nao desperdicar. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia querida.
    Eu nao uso maquina de lavar louça, é tudo no braço mesmo, procuro nao acular, a ordem é sujou lavou e meu marido me ajuda, eu lavo ele seca e guarda...
    (respondei se comentario com voz)
    Bjs
    Meire

    ResponderExcluir
  3. Ai Ana! Eu odeio com todas as minha forças lavar prato! Detesto como a pele fica depois de passar um tempo com a mãe cheia de detergente. Fica tão ressecada e grossa.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. no Canada nunca tive um lava louca, eh muito raro encontrar ape pra alugar com a lava louca por la.... mas aqui ela virou a minha melhor amiga, nao ligo todos os dias, espero encher pra ligar, sempre faco uma pre lavagem de 5 minutos antes de estar completamente cheia... Odeio lavar louca e depois de receber amigos em casa ainda ter que ir lavar louca (pois odeio ir dormir com louca na pia), ninguem merece
    Nao sei como vivi ate hj sem ela e nao quero nunca mais viver sem ela.. Lava louca e maquina de lavar roupa sao artigos importantissimos aqui em casa... hehehehehe

    bjks

    ResponderExcluir
  5. tô doida pra comprar uma, mas vou ler essas dicas do link que vc postou pra ver se vale mesmo a pena!

    ResponderExcluir
  6. Eu normalmente nao lavo a louca, pois la em casa, quem cozinha nao limpa, e ja que sou eu quem sempre cozinho...

    Mas nao viveria sem uma de jeito nenhum. Ja moramos num apt onde nao tinha maquina de lavar louca e quase morremos, era uma tortura sem fim!

    Tem mts hoje em dia que sao 'green' como mencionou, entao nao precisa ficar preocupada em gastar muita agua ou energia.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu odeio lavar louca com todas as forcas do universo...
    nao lavo nada... a nao ser um copo aqui outro ali, por isso como sempre fora... e a louca acumulada espera a mulher da limpeza na segunda-feira...
    um horror... devia ter vergonha, neh?
    mas nao tenho nao...
    e tambem nao tenho lugar pra colocar uma maquina...

    No que diz respeito a Go/Be Green, eu tento ao maximo... Mas se tivesse uma dishwasher, ia usar mesmo...
    Sem contar na bagunca que vira fazer comida arabe... rsrs
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Amiga aqui em casa não tem lava louças, então é a ordem é sujou, lavou :)
    Bjokas

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana,

    Ao contrario do que disseste, se gasta mais agua lavando a mão que na máquina, digo isso porque aqui na Espanha eles enchem o saco, com o gasto da agua, e num programa sobre economia, foi comprovado que se gasta mais lavando a mão.
    E outra coisa, eu acho muito mais limpa a louça lavada na maquina que a mão, porque a maquina pode alcançar até 90 graus, e jamais a gente poderia lavar com esse calor todo.
    Dá pra ver que eu sou uma fã da maquina de lavar louça né? Eu não vivo sem e coloco tudo, até panelas.

    Besitos

    Dani*

    ResponderExcluir
  10. No nosso ape nao tem. As vezes eu queria ter, as vezes nao. Detesto lavar louca, mas eu que lavo na maioria das vezes, ja que o Mor cozinha. Mas eu tambem nao confio muito na limpeza da maquina nao... E tambem detesto ter que limpar a louca antes de colocar na maquina, prefiro lavar logo! Mas seu eu tivesse, uma coisa que nao lavaria na maquina seriam copos. Com o passar do tempo, fica meio esbranquicado... Mas tenho certeza que se eu tivesse, usaria for sure!!!

    ResponderExcluir
  11. ahahahahah

    como assim bial??? eu nao vivo sem maquina.. ahahahha

    ResponderExcluir
  12. Ahhh essa crise de consciencia eu nao morro MESMO!

    Maninha olha só, eu nao sei as maquinas ai, ok? Falo baseado nas minhas.

    É fato que as vezes ela nao lava direito, mas isso é com certeza pl fato do filtro está entupido, sujo impedindo a sujeira de ir embora. basta mante-lo sempre limpo e tudo bem!

    Elas lavam louca com água a no minimo 65 gaus. Qual bacteria sobrevive a essa temperatura?

    E por ultimo: é cientificamente comprovado: elas usam menos água e energia do que vc fazendo isso na mao!

    Por tudo isso: AMO minha maquina de lavar louca, e se vc conseguir roper tudo isso, vai amar tb!

    ResponderExcluir
  13. Aqui na Inglaterra sinto falta da nossa maquina de lavar grande. A gente ateh tem uma aqui, mas eh tao pequena que nao da para nada, entao lavamos tudo no braco mesmo, mas que sinto falta, isso sinto...

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Acho que foi um dos melhores inventos do mundo!!!
    Olha só, dizem os especialistas no assunto que o gasto de água é maior quando se lava a mao, muitas vezes usamos muita agua para enxaguar apenas um prato, coisa que na maquina ela faz mas com todos dentro.
    Outra coisa, a temperatura da agua no lava-louça é muito alta, entao desinfecta melhor as coisas que se lavássemos a mao.
    Te convenceu???
    Bjoks

    ResponderExcluir
  15. Lendo agora os comentários de antes, algumas meninas falaram o mesmo que eu!! Viu, sem dor na consciencia Ana, usa sem medo.
    Bjoks

    ResponderExcluir
  16. Bem,eu AMO a minha maquina de lavar.Assim sobra mais tempo p outras coisas tb,sabe.Acho uma bencao!!E eu uso sem culpa nenhuma!!Hehehehe.

    ResponderExcluir