segunda-feira, março 15, 2010

No escuro

Nem só de nevasca se vive aqui. Tem também chuva com ventania muito louca que derruba árvores que derrubam fios de eletricidade. E a gente fica sem luz. Por mais de 36 horas (40 horas e alguns minutos, pra ser mais exata). Suuuper legal, tá pensando o que?

Desde sábado às 8:23pm ficamos à base de luz de velas e lanternas. E sem luz, ficamos também sem telefone, sem internet e sem poder carregar os celulares. A vida fica bem complicada. Estava preocupada com toda a comida na geladeira, que já não estava mais gelando nada. Pelo menos nosso fogão é à gás, então dava pra cozinhar coisas básicas.

Mas bacana mesmo foi descobrir que o aquecimento da casa, mesmo sendo à diesel, pára de funcionar quando não tem energia. Uma coisa assim, bem esperta. Na primeira noite (anteontem pra ontem) foi tranquilo, nada que um moletom gordinho não desse conta. Mas de ontem pra hoje, o bicho pegou e tivemos que pegar uns 3 cobertores pra conseguirmos dormir.

Ainda não sei como foi no resto do estado, mas nas cidades aqui em volta estava tudo apagado até ontem à noite, quando a luz começou a voltar aos poucos. Os restaurantes, cafés etc. passaram o dia fechados. Imagine o prejuízo. Pra gente, a previsão da PSE&G (companhia que cuida da luz e do gás) era que a luz só voltasse amanhã (terça-feira) às 5 da tarde.

Fomos almoçar num shopping e ficamos por lá a tarde toda, já que em casa não tinha nada pra fazer, estava escuro e frio. No caminho vimos incontáveis árvores caídas em cima dos fios. Quando chegamos em casa e vimos que não tinha luz, resolvemos ir pra outro shopping e assistir um filme. No caminho, além de mais um tanto de árvore caídas em cima de fios, alguns postes também. Chegamos em casa por volta das 9 da noite e nada de luz...

Eu já estava desistindo de ser otimista e estava achando que a luz realmente só ia voltar amanhã. Agora há pouco, estávamos nos arrumando pra ir caçar um Starbucks com luz pra usarmos a internet, carregarmos os celulares e darmos notícias para as famílias quando a luz voltou. Ufa. Nada mais tedioso do que ficar no escuro.

6 comentários:

  1. Sem eletricidade, telefone e internet, você praticamente passou o fim de semana como uma Amish.
    O estrago foi o mesmo na casa da minha sogra, ela tentou sair de casa pra fazer compras mas todas as ruas na vizinhança estavam bloqueadas por árvores caídas.

    ResponderExcluir
  2. Eu ia ficar louca... ia correr para a cidade mais próxima! haha!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. E bota tédio nisso, a vida da gente vira pelo avesso. Há uns meses aqui teve um apagao e vi o quanto é chato nao ter o que fazer.
    Bjoks

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, tudo bem?
    Puxa que chato tudo isso, já voltou a luz por ai?
    Aqui acontece de vez enquando em algum temporal muito forte quando caem árvores e tals, ficamos sem luz.

    beijosss

    ResponderExcluir
  5. que saco!
    imagino o desperdicio de comida nos restaurantes e nas casas por falta de refrigeração... espero que não tenha repeteco dessa aventura ai pra vocês!

    ResponderExcluir
  6. Aqui no RJ amiga a coisa andou bem parecida...O centro do RJ ficou sem luz durante 4 dias e as coisas ainda não estão totalmente normalizadas. Prejuízos imensos para empresas. Sem falar dos bairros que andam ficando sem luz nos temporais que estamos tendo aqui...Horrível!
    Bjokas

    ResponderExcluir