sexta-feira, abril 02, 2010

Por onde eu começo?

Agora que já ajeitei a casa e estou mais ou menos de volta ao meu ritmo, já consigo falar sobre a viagem. A Paty já fez 2 posts e eu ainda não fiz nenhum, estou atrasada! Hahaha!

Vou começar dizendo que moooorro de preguiça de fazer aqueles posts enormes dignos de guia de viagem explicando cada passo que dei e cada coisa que vi. Acho o máximo quem consegue fazer isso, mas se eu fosse escrever um post assim ia demorar uns 3 meses pra ficar pronto porque minha paciência acaba logo.

Então vou começar pela melhor parte da viagem: a comida! Nham, nham, nham!

Apenas uma das fotos é minha (a da lula), e foi tirada no celular, porque fico sem graça de tirar foto em restaurante. Tentei achar imagens bem parecidas com os pratos que comi. Parece que o post está grande, mas na verdade não está, as imagens ocupam bastante espaço.

Tzatziki. Já conhecia mais ou menos porque aqui nos EUA se come muito um sanduíche grego chamado gyro e nele vai um molho com esse nome. Porém, na Grécia ele é MUITO mais temperado e forte do que o daqui e, apesar de ser uma delícia, no dia seguinte não me senti muito bem, era muito tempero para o meu pobre estômago...
Meu preferido disparado, comi em quase todos os restaurantes que fomos, foi o Cheese Saganaki. É simplesmente um queijo frito com molhinho de limão, mas nunca comi uma coisa tão gostosa!
Yemista. Na verdade, só comi o tomate e o pimentão recheados. Quando pedimos pela primeira vez, estava bem descrente, achava que ia ser sem graça. Mas me surpreendi com a quantidade de sabores num simples tomate recheado com arroz! Acho que um pouco foi a sorte de ter pedido pela primeira vez no restaurante certo. Depois tentei repetir em outros, mas nenhum chegou aos pés do primeiro.
A Salada Grega já é velha conhecida de todos, acredito eu. Nada de muito diferente do que já tinha comido por aqui, mas dá pra ver que a qualidade dos ingredientes é bem superior na Grécia, principalmente do queijo feta que vai nela.
Spanakopita é essa tortinha de massa folhada recheada com espinafre e queijo feta. Todas que comi estavam uma delícia! É servida como entrada, mas pra mim já era uma refeição inteira. Rs!

Nham, nham, Moussaka! Quem assite novela da Globo provavelmente lembra de uma novela com o chato do Tony Ramos em que o núcleo grego da novela só comia essa lasagna de beringela. Hahaha! Comi várias vezes também, e estava sempre uma delícia. Num restaurante em Atenas comi uma variação com abobrinha ao invés de beringela. Muito boa! todas as imagens acima foram retiradas do site greekfood.about.com

No dia em que pedi o Pastitso, ou lasagna grega, foi meio que por falta de opção. Não tava afim de nada do cardápio. É bem gostoso, mas nada fenomenal.
imagem retirada do site notebookmagazine.com

Souvlaki. Tem souvlaki, ou espetinho, de tudo quanto é carne. Eu fiquei na de frango. Só comi uma vez e estava gostoso e bem temperado. imagem retirada do site myrecipes.com

No mesmo dia em que comi o Tzaziki, comi a Melintzanosalata, ou salada de beringela. Talvez por isso tenha ficado meio mal no dia seguinte, pois os dois são pratos bem fortes e temperados. Estava uma delícia, e como Nelson não gosta de beringela comi quase tudo sozinha. Rs! imagem retirada do site floridagreek.com

Lula e polvo grelhados. Só tenho uma coisa a dizer: OMG! Essa lula da foto estava sem noção de boa num restaurante em que o dono era também o garçom e o chef.
Baklava! Aconteceu o seguinte com o baklava: comíamos tanto que na hora da sobremesa mal nos aguentávamos em pé. Rs! Mas nas poucas vezes que comemos estava uma delícia. Achei que o baklava grego tem bastante pistache e menos mel do os outros, mas pode ser só nos restaurantes e/ou padarias que comemos.imagem retirada do site squidoo.com

Bom, é óbvio que eu comi mais do que isso, mas esses foram os pratos que mais me chamaram a atenção. E eu nem vou começar a falar sobre o café da manhã (melhores iogurtes que já comi!) se não não acabo nunca esse post!

10 comentários:

  1. Essas fotos estao de dar agua na boca!

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que eu tinha acabado de comer antes de ler esse post, senao ia ter que correr ali na esquina!! hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Esta lula gigante estava muito boa mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo carinho lá no blog, quanto ao post, é melhor nao vir aqui com estômago vazio, eu acabei de tomar uma sopinha que era pura água, porque estou á dieta, e vendo esses pratos meu estômaguinho tá fazendo barulho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. ME DEIXOU COM AGUA NA BOCA!!! hahaha

    Vi as fotos no blog da Pat e adorei. Sempre tive vontade de Conhecer a Grecia por causa da mitologia grega (lia muito na epoca de escola). Com o tempo deixei um pouco a vontade de conhecer a Grecia p lah... ainda quero mas nao ta nas minha prioridades,... mas vendo essas fotos daih, me deu uma vontade de ir pra lah rapidinho!!!! hahaha Comida dos deuses!

    ResponderExcluir
  6. Hummmm essa lasanha de beringela é tudo :)
    Babei!

    ResponderExcluir
  7. Ops, acabei de perguntar pela comida no post de cima quando vi este post super legal sobre a comida grega. Alguns desses pratos me deram agua na boca. E que porçoes generosas, hein?!

    ResponderExcluir
  8. Nooooooooooossa, fiquei com a boca cheia de água, acho que este fim de semana vou lá no It's Greek to me.
    bjks

    ResponderExcluir
  9. Sabe que eu nunca comi lasanha de beringela?! Mas no verão eu vivo pra comer salada grega (feita por mim, então nem deve ser tão grega assim *rs).
    Em setembro vamos passar uma semana em Kreta (e em novembro TALVEZ uns dias em Atenas), tomara que lá tb tenha dessas comidas!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. eita, post dificil pra quem tá aqui de dieta!!
    Tô voltando aos poucos, lendo os blogs, etc
    bj
    leticia

    ResponderExcluir