sexta-feira, abril 30, 2010

Sailing Boat

Acho que o assunto Grécia ainda rende mais um post. Esse pra falar sobre o nosso meio de transporte durante o island hopping.

A idéia da viagem surgiu no ano passado. Tudo começou quando Nelson falou "imagina que legal seria velejar pelas ilhas gregas" e um casal de amigos (loucos hahaha!) que deu corda pra ele.

Começamos a pesquisar rotas, época do ano, preços, tamanho do barco, empresa de charter etc. Eu juro que achava que os planos não iriam pra frente, por isso nem pensei muito na situação em si: Anathalia, que nunca velejou na vida, fresca, medrosa-mor, dentro de um barco por uma semana inteira, no meio do mar. Foi só quando a coisa foi ficando mais séria que eu fui ver no que tinha me metido. E daí não tinha mais jeito.

Numa tentativa de acalmar os meus nervos (e os da Paty, que já tinha velejado antes, mas não teve uma boa experiência, né Paty?) tentamos combinar uma velejada por aqui mesmo, pra ir me "familiarizando" com o barco. Mas acabamos não conseguindo fazer como queríamos e fui viajar sem ter noção do que esperar.

Acho que agora, de volta em casa e lembrando da minha tensão pré-viagem, posso dizer que foi mais tranquilo do que eu esperava. Tive alguns momentos de pânico, sem dúvida, mas não foram muitos (eu acho...). No fim da viagem só não tinha me acostumado ainda com o tal do heeling (mesmo com 300 mil explicações de que era praticamente impossível do barco virar, eu ainda tenho as minhas dúvidas) e com a ancoragem (nessa hora sempre ficava achando que a gente ia bater nos barcos do lado e dava um pequeno piti).

O barco em si era mesmo o que eu esperava: tipo acampar de motor-home. O banheiro minúsculo, mas totalmente usável, fogãozinho, geladeirinha e cabine apertadinha. Mas tudo bem confortável. Eu tive muuuuuuuita dificuldade pra dormir nos primeiros dias. Vários barulhos acontecem dentro do barco e eu ficava apavorada achando que tinha alguma coisa errada. Acordava o coitado do Nelson de 5 em 5 minutos pra perguntar se era normal. Hahaha! Fiquei um pouco claustrofóbica na cabine no começo (o teto é beeeem baixo, do tipo que não dá pra sentar na cama), mas depois passou também, acho que acostumei.

O barco. A foto está péssima, eu sei, mas foi a única que eu tirei do barco... A Paty tem uma foto boa do barco nesse post aqui.

O banheiro minúsculo. Também foi a única foto que eu tirei de dentro do barco...

No fim, deu tudo certo e eu posso arriscar um "eu gostei de velejar". Não vou virar uma velejadora nem nada do tipo, mas achei legal entender um pouco mais sobre como tudo funciona, que corda faz o que, que horas fazer isso ou aquilo (tenho certeza de que já esqueci tudo. Hahaha!). Com certeza isso contribuiu para a diminuição do meu medinho. Diria até que topo uma mais navegada! Hahaha!

4 comentários:

  1. Tá tudo muito bom, mas eu não encarava velejar por uma semana nunquinha! Uma tarde vá lá, mas não passaria nem uma noite dentro de um barco. Morro de medo dessas coisas e sua descriçao do teto baixo sobre a cama me sentir claustrofobica aqui. O que importa é que voce venceu seu medo inicial e curtiu o passeio, a viagem. É bom enfrentar nossos medos. Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Mas vocês tinham alguém com vocês pra manejar o barco, ou alguém do grupo sabia como se faz? Eu já velejei, por dois dias.. e achei complicado dormir no barco. O barulho da agua batendo foi o pior pra mim. Mas foi uma experiência única.

    ResponderExcluir
  3. Agora ja podemos ir acampar!!! Te garanto que voce vai dormir melhor!

    ResponderExcluir
  4. Com jeitinho vamos nos livrando do medo.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir